terça-feira, 25 de junho de 2013

Quais cuidados deve-ter ao se comprar vinhos brancos


Beber um refrescante vinho branco durante o verão é sem dúvida um grande prazer, como é de pleno conhecimento de uma legião de fãs desse estilo de vinho.

No entanto, se não tivermos alguns cuidados na hora da compra, a degustação pode se tornar um inesquecível pesadelo. A situação se torna crítica se os vinhos brancos forem os da base da pirâmide, mais simples e normalmente pouco resistentes a desaforos e falta de cuidados no transporte e armazenamento.

Existem vários perigos para os vinhos brancos, desde que deixam a vinícola, até chegar ao seu copo. Dessa forma, uma série de cuidados devem ser tomados ao comprar os vinhos brancos, para não termos surpresas desagradáveis. Vamos a eles, sempre lembrando que grandes vinhos brancos, como os Borgonhas e os Bordeaux (mais ainda os vinhos doces de Sauternes) podem envelhecer por décadas na garrafa, desde que conservados em adegas climatizadas:

- De modo geral, dê preferência para vinhos jovens (com no máximo 2 anos da safra indicada).

- Evite vinhos brancos que apresentem cor amarelo-dourada ou mais escura, a não ser que se saiba exatamente do que se trata. O Chardonnay, por exemplo, pode ter uma cor amarelo-dourada mas isso é natural.

- Observe atentamente a rolha e o rótulo, procurando identificar eventuais vazamentos do vinho. Isso indica que o vinho foi submetido a temperaturas elevadas durante alguma fase de sua vida. Em se tratando de vinhos brancos, esse descuido costuma ser fatal.

- Analise com cuidado as condições de armazenamento do vinho na loja ou no supermercado. Observe se o vinho não fica exposto ao sol, a fontes de calor ou luzes muito fortes.

- Evite vinhos de safras antigas, a não ser que você tenha absoluta certeza do que está comprando. Uma olhada discreta na etiqueta de preço ajudará a dirimir eventuais dúvidas. Vinhos brancos de guarda costumam ser muito caros.

- Lembre-se que, como regra geral, os vinhos brancos não suportam bem o envelhecimento, devendo ser consumidos muito jovens. As exceções, por exemplo, ficam por conta dos grandes Borgonhas e dos nobres Bordeaux.

- A mesma regra vale para os espumantes brancos de entrada de gama, que devem ser consumidos no auge da juventude. Fazem exceção os nobres espumantes da região de Champagne e algumas preciosidades como, por exemplo, os espumantes italianos de Franciacorta e Trentino.

Uma vez comprado, lembre de consumir logo seus vinhos brancos mais simples e até então, guarde-os em adegas climatizadas ou no lugar mais fresco de sua casa. No alto verão, se for consumi-los em até 30 dias, o melhor local para guardar os vinhos brancos é na parte mais baixa da geladeira, junto com as frutas e verduras, em posição horizontal para os fechados com rolhas (não os coloque na porta da geladeira). Estes simples cuidados garantirão seu prazer.

0 comentários:

Postar um comentário