sábado, 22 de junho de 2013

Como fazer leite em pó


Na real, o leite em pó é um tipo de leite que se faz a partir da secagem do leite comum. Obtém-se este leite a partir da extração da água, pois se encontra presente em 90% da composição do leite. Esta extração é feita em fábricas e o processo de evaporação é lento, pois o objetivo é não estragar as proteínas do produto. 

Este processo é muito fácil de se fazer, basta ter os equipamentos apropriados para poder fazer esta receita. Em primeiro lugar, deve arranjar um recipiente que seja de metal, já que o leite tem de escorrer em paredes de metal e que estejam na vertical (tal como uma panela de metal). Antes de começar a passar o leite deve esquentar a panela a uma temperatura de mais ou menos 75ºC. Isto é feito porque o líquido não pode ser fervido.

Quando verificar que as paredes se encontram à temperatura recomendada comece a deitar o leite, mas sempre muito lentamente. O importante aqui é fazer com que se evapore a água e aquilo que acontece é que praticamente metade da água evapora, fazendo com que o leite fique com um aspeto pastoso.

Em seguida o produto que se obteve terá de ser inserido em uma máquina própria, que tem ar quente a uma temperatura de 200ºC e que é alvo de gotas pequenas do preparado anterior. Desta forma, consegue se que a água que ainda ficou no leite se evapore e também que as gotículas do leite se transformem tal como queremos em pequenos grãos de leite seco. Estas duas coisas acontecem porque há um rápido contacto entre os dois produtos.

Assim o leite pode ser separado, ficando em diferentes formas, como por exemplo: em forma de flocos, em forma de granulado ou então em forma pulverizado. O leite em pó vai apresentar diferentes teores de gordura, pois tudo depende do tipo de leite que se utilizar, ou seja, se o leite tiver gordura o leite em pó também vai ter gordura, se o leite for magro o leite em pó também será magro.

Depois o leite em pó se encontra pronto para ser utilizado. Este leite tem como vantagem poder durar muito mais tempo que os leites que se compram. Se quiser preparar o leite em pó para o poder consumir, basta pesar 1Kg de leite em pó e misturar com água e assim irá obter mais ou menos 6 a 7 litros de leite.

0 comentários:

Postar um comentário