domingo, 23 de junho de 2013

Como consumir Proteína Texturizada de Soja (PTS)

PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA (PTS)

PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA (PTS) é uma alternativa ao consumo da carne animal, pois é rica em proteína vegetal da soja de alta qualidade nutricional. O consumo de 25g por dia de proteína de soja está associado à diminuição do colesterol total e colesterol LDL, o colesterol “ruim”,podendo reduzir o risco de doenças cardiovasculares e seu consumo deve ser acompanhado de uma alimentação pobre em gordura saturada e colesterol. Cada 100 gramas de PTS contêm cerca de 50 gramas de proteína. Para consumir uma quantia equivalente a um bife pequeno é necessário consumir 50 gramas de PTS. O teor de proteínas presente nos produtos comerciais de PTS é de 50% a 52%.

É um produto pré-cozido que provêm de grãos de soja processados. Fonte de proteínas, ferro, cálcio e sais minerais, possui baixíssimo teor de gordura (ácidos graxos poliinsaturados), isoflavonas, rico em fibras e isento de glúten.
 É considerado um alimento funcional completo e versátil, pois substitui a carne em molhos, almôndegas, strogonoffs, recheios e sopas. Na sua preparação usam-se os mesmos temperos que na carne, o que lhe dá uma textura e um sabor muito semelhante, sendo uma ótima opção para vegetarianos. A vantagem em relação a proteína animal esta na ausência de gorduras saturadas
Não é possível produzir PTS em casa.  Sua produção é feita a partir de farinha desengordurada de soja, por um processo chamado de extrusão termoplástica.
Ao contrário do que se imagina, o PTS é adequada não só aos vegetarianos, mas também aos atletas; aos que querem aumentar massa muscular sem aumentar o colesterol; às mulheres que querem se afastar dos problemas da menopausa ou da TPM; quem deseja prevenir osteoporose, problemas cardíacos e mal de Alzheimer, entre outras doenças.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL - Porção de 50g (1/2 xícara)

Quantidade por porção
Valor energético
144kcal
Carboidratos
10g
Proteínas
26g
Gorduras totais, das quais:
0g
Gorduras saturadas
0g
Gorduras trans
0g
Gorduras monoinsaturadas
0g
Gorduras poliinsaturadas
0g
Colesterol
0mg
Fibra alimentar
7,0g
Sódio
7,5mg
Cálcio
170mg
Ferro
4,5mg

TIPOS
Pequena, Fina ou miúda

Geralmente utilizada para fazer todo o tipo de salgados como hambúrguer, almondegas, quibes, recheios em geral, etc. Existe a clara e a escura. A escura é preparada com molho shoyu ou corante natural de caramelo
MÉDIA

Ideal para Estrogonofe, curry com legumes, refogados em geral, yakissoba, etc
LASCAS

Cada lasca mede cerca de 5 cm. Fica ótima no yakisoba, acebolada com shoyu e com vegetais salteados
BIFE

Em pedaços de formato irregular com cerca de 10 a 15 cm cada. Usada como bife ao molho, frito, acebolado, à milanesa, etc.

0 comentários:

Postar um comentário